Sunday, July 09, 2006

*****NOVE DE JULHO UM MARCO NA HISTÓRIA DE SÃO PAULO*****




Ola Amigos Boa Tarde? Tudo bem com vocês.
A História que vou relatar para vocês hoje e sobre O FERIADO DE NOVE DE JULHO NA CIDADE DE SÃO PAULO.
Vou relatar tambem sobre os Jovens que deram a sua vida acabaram abrassando a Causa DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932.
ESTA CAPA DA REVISTA O CRUZEIRO PERTENCE AO MEU ACERVO DE OBRAS RARAS.
A fotografia ácima e de um Joven Escoteiro que acabou Abrassando a Causa.

*****NOVE DE JULHO UM MARCO NA HISTÓRIA DA CIDADE DE SÃO PAULO*****

*****O heróico Escoteiro da Revolução Paulista de 1932*****

Quando Getúlio Vargas subiu ao poder, após o golpe de 1930, não respeitou a autonomia de São Paulo, nomeando um Interventor de fora, não conservando seu Presidente (nessa época os governadores eram denominados Presidentes). Isso desgostou todos paulistas, sobretudo os dirigentes do Partido Republicano Paulista (PRP) que não se conformavam com o fato de São Paulo estar sendo comandado por um "estranho".

Foi desencadeada uma grande propaganda contra o governo federal, com os lemas: "São Paulo dominado por gente estranha!", "São Paulo conquistado", Tudo pela Constituição" ou "Convocação imediata da Constituinte". O Interventor João Alberto pediu demissão.

Getúlio nomeou então um paulista, o diplomata Pedro de Toledo, mas era tarde, os ânimos estavam exaltados. São Paulo tinha um Interventor paulista e civil, mas a situação não se acalmou.

No dia 25 de janeiro de 1932, aniversário da cidade de São Paulo, houve um imenso comício na Praça da Sé, colorido com bandeiras de São Paulo. Partidos políticos que eram rivais estavam unidos. O descontentamento foi aumentando e o povo se revoltou.

M.M.D.C.

Em 22 e 23 de maio, estudantes e populares queimaram e empastelaram as redações dos jornais ditatoriais e, nesse conflito, foram mortos pela polícia política da ditadura, entrincheirada nos altos de um prédio da rua Barão de Itapetininga, quatro estudantes de Direito: Mário MARTINS de Almeida, Amadeu MARTINS, Euclides MIRAGAIA, DRÀUSIO Marcondes de Sousa e Antônio Américo de CAMARGO. O nome dos quatro serviu para no futuro designar o movimento paulista: MMDC. O primeiro a morrer foi Camargo, justamente o estudante que era casado e pai de três filhos.

Os Escoteiros da Revolução Paulista

A participação dos Escoteiros na revolução constitucionalista foi a mais ampla possível. Servindo a Cruz Vermelha Brasileira nos hospitais, entregando mensagens, atuando nas atividades de logística e, inclusive, apoiando os homens na frente de batalha. A luta em favor da democracia orgulhou o próprio fundador do movimento escoteiro que elogiou os esforços e o espírito escoteiro de nossos escoteiros.

A foto, acima, mostra um lobinho e um escoteiro, juntamente com um grupo de senhoras e o pavilhão paulista.

Correspondência entregue por Escoteiros

Aldo Chioratto

Nasceu em Campinas, no dia 05 de outubro de 1922 e foi registrado como Quioratto, nome de seus pais. Pertencia ao Grupo Escoteiro Ubirajara, da Associação dos Escoteiros de Campinas; era aluno do Grupo Escolar Orozimbo Maia.

Durante o conflito havia duas entidades que atuavam na gestão do escotismo a Cruzada Escoteira e a Boy Scout Paulista é muito provável que ele tenha pertencido Cruzada, uma vez que ele estava vinculado a um grupo escoteiro de um Grupo Escolar, o que foi muito comum no período.


Outros heróis, como Elias dos Santos Oliveira, de 90 anos, corneteiro da cavalaria, se emociona ao lembrar o passado. ‘‘Era escoteiro quando me convidaram para servir e eu me senti honrado’’, disse Elias.

Os restos mortais de Aldo repousam hoje no Mausoléu Constitucionalista, ao lado de outros tantos heróis dessa epopéia. Única criança a transpor o altar e as portas da glória. Sua memória permanece indelével em nossos corações e, como um símbolo iluminado em nosso caminho, brilha para Sempre... Alerta até a Eternidade.

Leia mais:

******Sociedade Veteranos de 32******

1932 - A guerra civil brasileira
Copiado do site do GE. Flor de Liz.

FORTE ABRAÇO A TODOS ROBERTO SÉCIO.

No comments: